21/07/2012

Projeto: Etiqueta Pessoal e Profissional



Saber usar o talher de escargot, equilibrar livros na cabeça para uma postura de princesa ou até mudar a maneira de pronunciar os “erres”. Não é incomum nem totalmente descabido que imagens como essas, distantes do cotidiano de quase todo mundo e quase da realidade, sejam as primeiras que vêm à mente quando se fala em aulas de etiqueta. E, sim, tudo isso ainda existe. Mas os cursos de etiqueta social se adaptaram aos novos tempos, e estão preparados para atender um novo e mais diverso público. Ou seja: vão muito além do que a preparação para a alta sociedade de antigamente.
Com a mudança no perfil dos brasileiros, veio também à necessidade de adaptação de novos profissionais, que melhoraram de vida e passaram a ter de frequentar círculos sociais diferentes dos que estavam acostumados. Hoje, etiqueta é uma área com diversas segmentações, que atendem desde a necessidade de um executivo que deseja aprender a fazer apresentações da forma mais bem vista até a de um jovem que quer ingressar no mercado de trabalho e precisa de dicas de como se portar durante uma entrevista de emprego.

Visando sensibilizar os integrantes do Rotaract Club Cascavel Primavera, a gestão 2012/2013, realizou no dia 21 de julho, uma palestra sobre “Etiqueta Pessoal e Profissional”, melhorando o desempenho pessoal e profissional dos sócios, valorizando os princípios de respeito ao próximo, tolerância e compreensão. “Falar de etiqueta no mundo de hoje pode parecer frivolidade. Muitas vezes as pessoas ligam a palavra etiqueta à ostentação e ao luxo. Puro engano. A boa educação, as normas e regras devem ser observadas e cumpridas para vivermos dignamente em sociedade. A etiqueta é importantíssima em todas as classes sociais, no nosso dia a dia e, especialmente, no nosso trabalho”, afirmou a palestrante Leana Bittencourt Feron, que é a autora do livro "A Mesa Está Posta".

Durante o curso, os participantes puderam adquirir conhecimento para identificar e saber portar-se diante de situações cotidianas distintas tanto no ambiente organizacional quanto no social. Com um diálogo interativo e prático, o curso abordou temas como códigos básicos; relações profissionais; postura corporal; cerimonial – tipos de solenidades; gênero de roupa; boa aparência; sapatos e bolsas; cartão de visitas; etiqueta na mesa. “Sabemos que as exigências e a competitividade no mundo dos negócios aumentam diariamente. A pessoa que sabe usar a etiqueta e os bons modos a seu favor pode obter uma vantagem importante na construção de sua carreira. As empresas e instituições precisam que seus colaboradores estejam comprometidos com a imagem da organização e, portanto, compreender a importância das regras de etiqueta nos relacionamentos profissionais é fundamental para o bom desempenho do colaborador e da empresa”, comentou a presidente do Rotaract Cascavel Primavera, Lariana Cogo.


Participaram também do evento, Darci Cristo, presidente do Rotary Cascavel Primavera; Irineu Santos, do Rotary Club Cascavel Primavera; Sérgio Antonio Fassina do Rotary Club Cascavel Paz; Catarina Fassina, Presidente da ASR de Cascavel, entre outros convidados. Logo após a palestra, o Rotaract Cascavel Primavera ofereceu um coquetel proporcionando a descontração e a interação entre os participantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário